Combustíveis

Mistura de álcool na gasolina pode ser reduzida

Valor Econômico
20/10/2009 11:52
Visualizações: 77
O governo federal está analisando a redução da mistura de álcool anidro na gasolina. A ideia poderá ser posta em prática caso se verifique risco de desabastecimento do combustível durante a entressafra da cana no Centro-Sul do país. " Não há nada que indique ainda risco de desabastecimento " , disse Manoel Vicente Bertone, secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura.


O índice de mistura atual de anidro na gasolina é de 25%. Se houver necessidade, o percentual da mistura será diminuído para 20%, de acordo com a proposta que está em estudo. Isso significaria uma " economia " de 100 milhões de litros de álcool anidro durante a entressafra.


" O governo reúne-se a cada 15 dias com representantes das usinas, distribuidoras e ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] para discutir o quadro de oferta e demanda nacional. Por enquanto, não há necessidade de redução da mistura " , disse Bertone.


Há cerca de 15 dias, a paridade entre os preços do álcool produzido nos Estados Unidos, líder mundial na fabricação do combustível, e do Brasil indicava maior vantagem para a importação do etanol americano. De acordo com o dirigente do Ministério da Agricultura, os preços no começo do mês de outubro mostravam que a importação do álcool produzido pelos americanos estava mais vantajosa que as cotações do combustível no mercado interno. Por enquanto, não houve registros de importação de etanol.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19