Internacional

Ministros de Energia da América do Sul discutem projetos da integração

BNamericas
07/03/2005 03:00
Visualizações: 57

Os minstros da Energia do Brasil, Venezuela e Argentina se encontraram em 30 dias para discutir os projetos de integração energética, de acordo com a declaração assinada pelos presidentes dos países no dia primeiro de março na capital do Uruguai, Montevidéu, conforme informou a agência de notícias governamental venezuelana ABN.
Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva e da Argentina, Néstor Kirchner, se encontraram em Montevidéu durante a cerimônica de posse do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez.
Os três países assinaram um conjunto de acordos em energie este ano. A estatal venezuelana PDVSA concordou em distribuir combustível e estuda projetos de refinaria na Argentina conjuntamento com a companhia petroleira estatal, Enarsa.
Além disso, a companhia brasileira Petrobras vai explorar e produzir petróleo e gás natural na Venezuela, manufaturar petroquímicos e as duas empresas planejam construir uma nova refinaria no Brasil, em conjunto com a PDVSA.
Na quarta-feira, o presidente Vásquez, do Uruguai, assinou um memorando de entendimentos com Chávez para participar da PetroSur, uma companhia regional gerida pela Venezuela que continua em estado embrionário. A Venezuela assinou com Argentina e Brasil acordos para participar da PetroSur.
Chávez tem repetido seu desejo em diversificar os mercados para o petróleo venezuelano. Atualmente, o país venda 60% do seus 2,1 milhões de barris por dia de petróleo par exportação para os Estados Unidos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13