Indústria naval

Metalúrgicos ameaçam com novas paralisações nos estaleiros

Jornal de Santa Cata
18/04/2006 03:00
Visualizações: 135

Representantes dos trabalhadores do setor metalúrgico do Litoral e de empresas do ramo se reuniram ontem à tarde para mais uma rodada de negociações voltada a resolver o impasse em torno do reajuste anual da categoria. Os servidores desejam 10% em cima do piso, mas o sindicato patronal não se propõe a ultrapassar os 5%, já que leva em conta o Índice de Preços do Consumidor (IPC), que variou 4,15% no período.

Sem acordo, os empregados ameaçam paralisar uma grande empresa por pelo menos uma hora, como já fizeram outras quatro vezes desde março, quando começou a mobilização. Dos 22 estaleiros da região, os quatro maiores e outros dois de pequeno porte utilizam a metalurgia no dia-a-dia.

- A oferta que estão fazendo é muito pequena, por isso continuaremos na luta para arrebanhar mais pessoas e paralisar efetivamente - salienta o presidente do Sindicato Trabalhadores na Indústria Metalúrgica, Mecânica e Materiais Elétricos e da Construção Naval, Oscar João da Cunha.

Atualmente, cinco mil pessoas atuam na atividade na região, duas mil somente nos estaleiros locais.

O representante das empresas, Paulo Dutra, destaca que a tendência é chegar aos 5%.

- Não acredito em prejuízos para o setor como um todo, talvez em um ou outro estaleiro menor - pondera o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Naval.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19