Evento

Mercado discute rumos para o setor de gás natural no Rio

Começou ontem (9) e segue até amanhã (11), no Rio de Janeiro, o Gas Summit Latin America, tradicional encontro do mercado de gás natural latino-americano promovido pela IBC. Na ocasião executivos do governo federal, associações, consultorias e companhias nacionais e estrangeiras participarão

Redação
10/05/2011 13:10
Visualizações: 192
Começou ontem (9) e segue até amanhã (11), no Rio de Janeiro, o Gas Summit Latin America, tradicional encontro do mercado de gás natural latino-americano promovido pela IBC. Na ocasião executivos do governo federal, associações, consultorias e companhias nacionais e estrangeiras participarão de diversos debates sobre os rumos do setor e as novas oportunidades de negócio.
 

Segundo Júlia Greghi, gerente de projetos da IBC responsável pela elaboração do evento, diversos temas têm pautado as decisões de investimento para o setor. A regulamentação da Lei do Gás é um deles. "A publicação do Decreto 7.382, em dezembro de 2010, trouxe impactos significativos sobre a disciplina jurídica para a concessão da exploração e construção de novos gasodutos. O Gas Summit Latin America terá um workshop apenas para analisar essa questão, certamente um dos assuntos mais discutidos atualmente", afirma Júlia.


Nesta terçafeira (10) terá início a conferência principal. A abertura do encontro ficará a cargo do presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, que analisará a regulamentação da Lei do Gás. O tema também será explorado pelo deputado federal pelo PPS-SP, Arnaldo Jardim, pelo chefe de gabinete da ANP, Luis Eduardo Dutra, e pelo sócio de petróleo e gás da Bain & Company, Pedro Cordeiro.
 
 
Logo em seguida, um painel especial fará uma análise detalhada do mercado de gás natural no Brasil. O professor do IEE-USP, Edmilson Moutinho, e o sócio diretor da Gas Energy, Marco Tavares, falarão sobre as diretrizes do mercado atual para futuras tomadas de decisões e desenvolvimento do mercado nacional.
 
 
Outro destaque será a apresentação do gerente executivo de marketing e comercialização da Petrobras - Gás e Energia, Antonio Eduardo Monteiro de Castro. O executivo analisará a expansão da utilização gás natural e as estratégias de operação do mercado de curto prazo e secundário.
 

Também é destaque a palestra do diretor da ARSESP, Zevi Kann, sobre preços e comercialização aos usuários livres. Os demais debates do primeiro dia de conferência enfocarão o impacto do gás natural na matriz energética, contratos de comercialização e distribuição, expansão da utilização do gás, mercado de GNL na América Latina, gasodutos e desenvolvimento do mercado de GNV.
 

Participações internacionais
 
 
Amanhã (11), o Gas Summit Latin America promoverá painéis com executivos estrangeiros. As palestras apresentarão os planos de dez países para o mercado de gás, além de analisar as oportunidades de negócio e as tendências para os próximos anos. Executivos da YFPB, Instituto Argentino de la Energía e Ecopetrol, entre outros, traçarão diversos cenários para os mercados dos EUA, Peru, Bolívia, Argentina, México, Trinidad e Tobago, Colômbia, Uruguai, Chile e Venezuela.
 
 
Programação completa e mais informações: www.gassummit.com.br
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19