Combustíveis

Marinha americana inicia uso de diesel derivado de microalgas em embarcações militares

A Marinha americana realizou pela primeira vez uma viagem regular com uso de diesel marítimo renovável. Fabricado pela empresa Solazyme, Inc., que produz óleos renováveis e bioprodutos, o biocombustível é um derivado de microalgas e cana-de-açúcar.

Redação
15/03/2012 14:40
Visualizações: 50
A Marinha americana realizou pela primeira vez uma viagem regular com uso de diesel marítimo renovável. Fabricado pela empresa Solazyme, Inc., que produz óleos renováveis e bioprodutos, o biocombustível é um derivado de microalgas e cana-de-açúcar.

A viagem entre o porto natal da embarcação em Everett, Washington, até San Diego, na Califórnia, demandou 25 mil galões do combustível. Os motores LM 2500 da embarcação receberam uma mistura 50/50 do diesel marítimo SoladieselHRD-76 e diesel de origem fóssil tipo F-76 (especificação militar). Em acordo com as exigências da Marinha nenhuma alteração foi realizada no navio ou no atracadouro de abastecimento para a realização da viagem.

Na avaliação dos engenheiros militares, o desempenho da mistura 50/50 no sistema de combustível e nos motores foi similar ao constatado com o uso de combustível fóssil tipo F-76.

“A Marinha continua a demonstrar eficiência de nosso combustível em diferentes embarcações. Estamos honrados em ter a oportunidade de colaborar com os esforços militares para reduzir a dependência de energia fóssil”, afirma o brasileiro Rogério Manso, Chief Commercialization Officer da Solazyme. “Este teste bem-sucedido é para nós um importante passo para viabilizar a comercialização dos nossos combustíveis renováveis”, complementa o executivo.

A Solazyme já produziu mais de 500 mil litros de combustível renovável in-spec para a Marinha, como parte do projeto Green Strike Group, do Departamento de Defesa. Este projeto tem por objetivo gerar até 2020 metade da energia demandada pelas atividades militares a partir de fontes renováveis, como biocombustíveis avançados.

A Solazyme é uma das empresas que integram este projeto. Em dezembro de 2011, a Dymanic Fuels, LLC, uma joint venture entre Tyson Foods, Inc. e a Syntroleum Corporation, recebeu um pedido de 1,7 milhão de litros de combustível renovável da Marinha, que serão entregues até maio de 2012. A Solazyme é parceria da Dynamic Fuels no cumprimento desse contrato, que é o maior pedido de biocombustível de uso militar já realizado pelo governo americano.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20