Pré-Sal

Marina defende criação de comitê independente para acompanhar exploração do pré-sal

A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, defendeu hoje (1º) a criação de um comitê independente para acompanhar a exploração do pré-sal. O grupo teria a função de avaliar processos envolvendo a retirada do petróleo e de redução dos riscos de acidentes na atividade

Agência Brasil
01/09/2010 18:33
Visualizações: 158

A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, defendeu hoje (1º) a criação de um comitê independente para acompanhar a exploração do pré-sal. O grupo teria a função de avaliar processos envolvendo a retirada do petróleo e de redução dos riscos de acidentes na atividade.

 

Segundo a candidata, a ideia seguiria os moldes usados para certificação da madeira retirada de florestas. Nesta certificação, organizações verificam a condição da extração do produto e afirmam se ele segue padrões sustentáveis.

 

“Este comitê seria formado pelos vários institutos de pesquisas, universidades, ONGs [organizações não governamentais] capacitadas para fazer isso. Isso já existe, por exemplo, na certificação de exploração de madeira”, afirmou a candidata, em entrevista coletiva, após participar de sabatina promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo.

 

Durante a entrevista, a candidata do PV também defendeu que a construção do trem de alta velocidade ligando Campinas ao Rio de Janeiro seja feita sem o uso de dinheiro público. Segundo ela, o investimento governamental deve ter outras prioridades, e o setor privado é quem deve custear o projeto.

 

“Sou favorável [à construção do trem]. Mas temos que ter investimento privado, porque o dinheiro que temos não é abundante. Temos outras prioridades.”, disse Marina.

 

Ainda sobre o investimento público, Marina defendeu novamente a criação de um limite para os gastos governamentais. Para ela, os gastos do governo deveriam subir, no máximo, até a metade do percentual de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19