Internacional

Mais uma empresa recebe autorização para procurar petróleo em Moçambique

A empresa sul-africana Sasol vai pesquisar a possibilidade de extrair petróleo na Península de Sofala, em Moçambique. A autorização foi concedida nesta terça-feira (25), na reunião semanal do Conselho de Ministros do país. A concessão para pesquisa e prospecção vale por oito anos. Caso a

Agência Brasil
25/08/2010 12:04
Visualizações: 56
A empresa sul-africana Sasol vai pesquisar a possibilidade de extrair petróleo na Península de Sofala, em Moçambique. A autorização foi concedida nesta terça-feira (25), na reunião semanal do Conselho de Ministros do país. A concessão para pesquisa e prospecção vale por oito anos. Caso a Sasol a comprove a existência de petróleo, poderá explorá-lo por 30 anos. A companhia deve investir cerca de U$ 25 milhões nesta fase inicial de estudos.


A autorização foi concedida oito dias depois de outra empresa estrangeira, a norte-americana Anadarko Petroleum Corporation, anunciar a descoberta de petróleo na Bacia do Rio Rovuma, no Norte de Moçambique. O óleo está a mais de 5 mil metros de profundidade, o equivalente à camada pré-sal da costa brasileira.


Segundo a ministra de Recursos Minerais, Esperança Bias, ainda não foi confirmada a viabilidade comercial da descoberta. A expectativa é que os estudos complementares fiquem prontos ainda este ano. Mais três companhias fazem pesquisas petrolíferas em Moçambique: ENI de Itália, Petronas da Malásia e Statoil da Noruega.

 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19