Pré-Sal

Mais um poço entra em produção na Bacia de Campos

A Petrobras informou ontem que entrou em operação o Teste de Longa Duração (TLD) do reservatório de Carimbé, na Bacia de Campos, descoberto em maio deste ano, a 108 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Esse teste, que está sendo efetuado com o poço 6-CRT-43-RJS, marca o começo da explor

Agência Petrobras
15/12/2010 11:09
Mais um poço entra em produção na Bacia de Campos Visualizações: 430
A Petrobras informou ontem que entrou em operação o Teste de Longa Duração (TLD) do reservatório de Carimbé, na Bacia de Campos, descoberto em maio deste ano, a 108 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Esse teste, que está sendo efetuado com o poço 6-CRT-43-RJS, marca o começo da exploração de petróleo no pré-sal da porção central da bacia sedimentar.

 
O poço do TLD, depois de perfurado, avaliado e completado, foi interligado ao navio-plataforma FPSO P-48, instalado no campo de Caratinga, para aproveitar a infraestrutura de produção e escoamento existente na área. Não será necessária nenhuma adaptação na plataforma para receber este óleo. A produção inicial prevista para este poço, durante o período do TLD, é de 24 mil barris por dia, e o volume potencial recuperável estimado para o bloco é de 97 milhões de barris.

 
Esta descoberta é mais um resultado conseguido pela estratégia do Planóleo, programa que busca intensificar os trabalhos de exploração e produção nas áreas próximas a campos que já produzem, com o objetivo de aproveitar a capacidade das instalações existentes, reduzir custos e agilizar a produção de novos volumes de petróleo.

 
A Petrobras já encaminhou o Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse plano prevê, além da produção do poço em TLD, a perfuração e a avaliação de dois poços de extensão para a delimitação do reservatório.

 
Além da acumulação de Carimbé, já foram realizadas descobertas de petróleo no pré-sal em outras regiões da Bacia de Campos: no campo de Albacora Leste, há indícios de petróleo na locação conhecida como Crealb; em Marlim Leste e em Marlim a Petrobras iniciará, em breve, testes de longa duração nas áreas conhecidas como Tracajá e Brava, respectivamente.

            
Na porção norte da Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo, a região conhecida como Parque das Baleias vem produzindo petróleo do pré-sal desde agosto de 2008.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19