65º Congresso da ABM

Mais quatro executivos da siderurgia estarão nas discussões sobre o pré-sal no Congresso da ABM

Paulo Roberto Magalhães Bastos, diretor-presidente da ArcelorMittal Inox Brasil; Sérgio Leite de Andrade, vice-presidente de Negócios da Usiminas; Joaquim Guilherme Bauer, diretor-executivo de Aços Especiais da Gerdau; e Celso Antonio Barbosa, gerente de Tecnologia, P&D da Villares Metals partic

Redação
14/07/2010 13:44
Visualizações: 194
Paulo Roberto Magalhães Bastos, diretor-presidente da ArcelorMittal Inox Brasil; Sérgio Leite de Andrade, vice-presidente de Negócios da Usiminas; Joaquim Guilherme Bauer, diretor-executivo de Aços Especiais da Gerdau; e Celso Antonio Barbosa, gerente de Tecnologia, P&D da Villares Metals participam, no próximo dia 27, do Fórum de Líderes que integra a programação do 65º Congresso Internacional da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. 

 

A sessão corporativa - que discutirá o tema ‘Pré-sal: demandas, desafios e desenvolvimentos -Tecnologia e RH’ - já contava com a presença de executivos da Petrobras e de pesos pesados do setor minerometalúrgico como Benjamin Mário Baptista Filho, diretor-presidente da ArcelorMittal Brasil; Juan Carlos González Sánchez, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Tenaris; Marcelo Almeida Cunha Ferreira, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Vallourec & Mannesmann – V&M do Brasil; Paulo Augusto Couto Filho, vice-presidente de Tecnologia & Engenharia da FMC Technologies no Brasil; e Roberto Jourdan de Aquino, diretor de Operação da Divisão Flexível da Technip Brasil.

 

“O tema central do Fórum será explorado por meio de palestras, apresentações, depoimentos e debates, que serão desenvolvidos em dois blocos pelos especialistas e executivos da Petrobrás e das empresas fornecedoras da cadeia do pré-sal”, explica o gerente de Desenvolvimento da ABM, Gilberto Luz Pereira.

 

A palestra de abertura ‘Pré-Sal, um projeto de Nação. Impactos na estrutura da indústria e de serviços do Brasil’ será proferida, às 16 horas, pelo físico brasileiro, Paulo de Souza, diretor de Pesquisa e Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação da CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade Britânica), com sede na Austrália.

 

Mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Ciências Naturais, Souza é cientista colaborador da missão Mars Exploration Rover da NASA que pousou e opera, há mais de seis anos, dois grandes robôs na superfície do planeta Marte. Comparando a grandiosidade desta missão com o pré-sal, o engenheiro mostrará como projetos espaciais criaram impactos positivos na economia americana, como foram exploradas as oportunidades que surgiram e onde houve falhas. 


Para falar sobre os projetos da Petrobras, que já anunciou investimento de US& 33 bilhões somente na exploração e produção de petróleo na camada do pré-sal, e os desafios na área de materiais, participam do evento o gerente-executivo, Carlos Tadeu C. Fraga e o gerente de Tecnologia de Materiais, Equipamentos e Corrosão, Carlos Cunha Dias Henriques, ambos do Cenpes – Centro de Pesquisa da empresa.

 

“No segundo bloco, cada empresa fornecedora da cadeia do pré-sal apresentará seu posicionamento quanto às oportunidades que um projeto dessa magnitude oferece, bem como os desafios a superar em termos de tecnologia e recursos humanos”, explica o gerente da ABM.

 

Atuará como moderador dos debates, o presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil e ex-presidente da empresa e da ArcelorMittal Tubarão, José Armando de Figueiredo Campos. O fechamento e as conclusões serão feitos pelo coordenador do Fórum de Líderes, Evando Mirra de Paula e Silva, diretor da Academia Brasileira de Ciências.

 

O 65º Congresso da ABM - Internacional será realizado entre os dias 26 e 30 de julho, no Hotel Intercontinental Rio (Av. Aquarela do Brasil, 75, bairro São Conrado, Rio de Janeiro). 

 

Detalhes de toda a programação do evento podem ser obtidos no endereço: 


 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19