ANP

Mais 339 normas defasadas são revogadas pela ANP

Redação/Assessoria ANP
22/02/2017 14:46
Visualizações: 274

A ANP revogou mais 339 normas consideradas defasadas. A decisão foi publicada no DOU de 16/2/2017, por meio da Resolução ANP n.º 668/2017. Com a medida, o estoque regulatório da Agência passa a ter pouco mais de cinco anos de vigência, em média, contra os 11 anos anteriores à resolução, atingindo agora a meta estabelecida para o ano de 2018. A nova resolução, somada à Resolução ANP n.º 27/2014 e à Portaria ANP n.º 374/2016, permitiu a revogação de 583 os atos normativos desde 2014.

O arcabouço regulatório da Agência passa a ser composto por 98% de normas posteriores a 1998, contra os 67% anteriores à publicação da resolução.

A gestão do estoque tem como objetivo principal a sistematização da análise dos regulamentos existentes, com a consequente identificação daqueles que podem ser revisados ou eliminados, bem como das oportunidades de consolidação normativa e a diminuição do quantitativo de normas. Esse processo resulta na promoção da melhoria do ambiente de negócios, por meio do aperfeiçoamento da regulamentação existente.

A eliminação de regulamentos desnecessários, ainda que não produzam mais efeitos, facilita a gestão e a consulta ao estoque regulatório da ANP por parte da sociedade e do mercado regulado. Além disso, simplifica a identificação das superposições de normativos e de exigências de obrigação, e viabiliza o agrupamento das normas por tema, assunto e agentes afetados, o que permitirá uma visão integrada da regulamentação existente e a identificação de oportunidades de consolidação e simplificação administrativa.

A conclusão desse processo representa mais um passo na direção da melhoria da qualidade regulatória na ANP.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19