P-47

Lula cobra mais ousadia na atuação internacional da Petrobras

O presidente disse que a Petrobras é motivo de orgulho nacional, mas afirmou que a empresa precisa "sair mais veloz no ataque" e que "tem muito buraco para fazer e muito petróleo e gás para tirar."


09/06/2005 03:00
Visualizações: 57

Durante a cerimônia de conclusão e entrega da plataforma P-47, nesta quinta-feira (09/06), no Rio, o presidente, Luís Inácio Lula da Silva, cobrou mais ousadia da Petrobras na atuação em outros países. Em seu discurso, Lula disse que a Petrobras é motivo de orgulho nacional, mas afirmou que a empresa precisa "sair mais veloz ao ataque" e que "tem muito mais buraco para fazer e muito mais petróleo e gás para tirar".
Segundo Lula, há muito mais espaço para a Petrobras no mundo. O presidente garantiu que a companhia é vista internacionalmente como uma empresa que pode ser aceita onde quer que chegue, assim como outras empresas brasileiras como a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), que tem ganho concorrências em vários países e fazendo o Brasil a se consolidar como um país industrial.
Lula afirmou, ainda, que a Petrobras é o carro-chefe como exportadora de conhecimento e serviços do Brasil. "Ela é a namorada com quem todo mundo quer casar. A Arábia Saudita quer mas a Petrobras tem medo porque a Arábia é um pouco maior. O Chávez (Hugo Chávez, presidente da Venezuela) quer que eu e ele sejamos padrinhos da união da PDVSA com a Petrobras e já estamos discutindo o embrião da PetroAmérica. Ou seja não faltam oportunidades para a Petrobras", disse. 
Em referência à P-47, o presidente destacou que a cerimônia de entrega da plataforma representa a inauguração de um novo tempo de retomada da industrialização brasileira, de comprovação da capacidade do país de produzir aqui o que antes era levado para outros países.
A P-47 será utilizada para armazenamento e tratamento do óleo produzido pelas plataformas P-1, p-19, P-20 e P-27, no campo de Marlim, na Bacia de Campos. A plataforma terá capacidade de armazenamento de 1,65 milhões de barris de petróleo e tratamento de aproximadamente 150 mil barris por dia.
O investimento para conversão do petroleiro Word Heritage em plataforma foi de US$ 83 milhões. As obras, foram conduzidas pela empresa de engenharia Ultratec, e levaram 29 meses. O conteúdo nacional da obra foi de 70%.
Além de participar da cerimônia da P-47, o presidente Lula também visitou as instalações da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ). Durante a visita, foram entregues os primeiros módulos da plataforma P-51 para a Petrobras. A plataforma será a primeira semi-submersível a ser integralmente construída no Brasil.
A fabricação dos blocos estruturais do casco e de partes do convés da plataforma da Petrobras P-51 foi iniciada em janeiro deste ano. O empreendimento envolve ao todo, a construção de 28 blocos pertencentes ao casco e quatro blocos para o convés, com pesos variando de 110 a 470 toneladas, cada um. As dimensões chegam a 12 metros de altura, 18 metros de largura e 21 metros de comprimento. Isso se traduz em aproximadamente 12 mil toneladas de aço beneficiado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19