Resultado

Lucro da EDP Renováveis aumenta 19% até setembro

O lucro da EDP Renováveis subiu 19% até setembro em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 70,1 milhões de euros, anunciou nesta quarta-feira a empresa portuguesa.

Agência Lusa
28/10/2009 12:10
Visualizações: 158
O lucro da EDP Renováveis subiu 19% até setembro em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 70,1 milhões de euros, anunciou nesta quarta-feira a empresa portuguesa.


Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis (EDPR) explica que a melhoria do seu resultado nos nove primeiros meses do ano se deve sobretudo ao aumento da capacidade instalada, que conduziu ao crescimento de 36% da produção no período.

 
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da empresa cresceu 20 % para os 368,5 milhões de euros entre janeiro e setembro.

O resultado líquido beneficiou ainda de baixos custos financeiros, acrescenta.

Por outro lado, as receitas subiram 18,8% para 440,9 milhões de euros.

A EDPR chegou a setembro com 5,6 GW de capacidade instalada sob gestão, distribuído por seis países.

Segundo a empresa, dos 1.423 MW instalados nos últimos 12 meses, 798 MW foram construídos nos EUA, 611 MW na Europa e os restantes 14 MW no Brasil.

Em 30 de setembro a EDPR tinha 1,3 GW em construção, dos quais 866 MW na Europa e 427 MW nos EUA.

No período considerado, o ramo do grupo EDP para energia limpa conseguiu ainda avançar a margem bruta 23% para 495 milhões de euros "suportada no crescimento da produção elétrica para 7.295 GWh e num portfólio diversificado que permite reduzir a sua exposição aos atuais preços de mercado".

Os investimentos atingiram os 1,5 bilhão de euros, dos quais 54% na Europa e 46% nos EUA, o que levou a um crescimento da dívida para 2,1 bilhões de euros.

"Importa realçar o fato de a setembro de 2009, a dívida líquida da EDPR apenas representar 21% do seu EV [ativos da empresa], o que demonstra claramente a solidez do seu balanço", indica o comunicado.

"Conjugando isto com o suporte financeiro da EDP como principal meio de financiamento, a EDPR está preparada para executar o seu plano de crescimento", conclui.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19