Pré-Sal

Lobão defende sistema de partilha para o pré-sal com bônus de assinatura nos leilões

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, defendeu ontem (29) o sistema de partilha que será adotado pelo Brasil para o petróleo do pré-sal, com a cobrança de bônus de assinatura nos leilões, diferentemente do que ocorre nos modelos vigentes em outros países. Segundo o ministro, ao estabe

Agência Brasil
30/09/2009 12:05
Visualizações: 115
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, defendeu ontem (29) o sistema de partilha que será adotado pelo Brasil para o petróleo do pré-sal, com a cobrança de bônus de assinatura nos leilões, diferentemente do que ocorre nos modelos vigentes em outros países. Segundo o ministro, ao estabelecer o bônus de assinatura para o regime de partilha, o governo objetiva antecipar recursos.


O consórcio vencedor apresenta seu bônus de assinatura, mas desconta da partilha. Em lugar de conceder 80% de partilha para a União, eu dou 75% e o bônus de assinatura”, explicou o ministro, após participar do 6º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase). Na verdade, disse Lobão, estão sendo adiantados recursos que viriam quatro ou cinco anos depois.

Para ele, o fato de a Petrobras ser a única operadora no pré-sal não afasta investidores. O projeto já foi enviado ao Congresso Nacional. Lobão observou, contudo, que “o Congresso é soberano para fazer adaptações e melhorar o projeto do governo”.

O ministro lembrou que a Petrobras já é operadora em mais de 80% de todos os campos atuais, “que não são iguais, nem tão generosos como os do pré-sal. Se ela [Petrobras] é capaz de operar em mais de 80% dos campos, por que não pode operar em 100% do pré-sal?”, indagou.

Lobão espera que o projeto esteja votado em novembro. “Eu confio na palavra do presidente da Câmara [deputado Michel Temer, do PMDB paulista] e dos líderes partidários, que garantiram que no dia 10 de novembro este projeto estará votado.”
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13