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Empresas

Liquigás investe R$ 750 mil em BI para otimizar análise de dados

21/12/2010 | 17h12
A Liquigás, distribuidora de gás integrante do sistema Petrobras, estava tendo dificuldades com a geração de relatórios, pois todas as áreas da empresa eram muito carentes de informações confiáveis e unificadas. A Diretoria Financeira, consciente da necessidade de melhorias e mudanças em seus processos de apuração de informações e controles internos, contratou a Softtek, fornecedora global de soluções de Tecnologia da Informação e de Processos de Negócio, para implementar um projeto de Business Intelligence, que teria como objetivo melhorar seus processos decisórios com informações confiáveis.


"Utilizávamos uma versão do Pilot que gerava limitações e dependência na TI para a geração de informação. Havia cerca de 700 relatórios usados pelas áreas de negócios. Com o tempo e com a implantação do BI, eles ficaram obsoletos", explica José Murillo Borges Filho, gerente-geral de tecnologia da Liquigás. Segundo ele, a ideia de adotar uma ferramenta de BI começou em 2009. A solução escolhida foi a Business Objects, da SAP.


A implementação, prevista para durar seis meses entre o início, a instalação da ferramenta e a conclusão do projeto, ocorreu sem atrasos em 28 de dezembro do ano passado. A solução é utilizada por 250 usuários (com 30 heavy users) de cinco diretorias, além da presidência da Liquigás.


O projeto contou com integração entre SAP BW, BO e WebSphere, além do Business Objects e o BI 7.0. Os relatórios e Dashboards são publicados no portal corporativo da organização, cujo acesso e controle de segurança é integrado com os certificados de segurança da rede. Utilizando-se das técnicas de ETL (Extraction, Transformation e Load) os dados apresentados são coletados nos diversos sistemas de gestão e controle da empresa, tratados e carregados no repositório de dados que foi criado durante o projeto, que é chamado de DataWarehouse e baseado na ferramenta BI 7.0 da SAP. "Hoje são gerados milhares de relatórios para as áreas de negócios. Tivemos ganhos de 95% em relação ao processo antigo, que antes levava semanas", finaliza José Murillo.

 


Fonte: Redação
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