GNL

Liquefação antecipa a distribuição de gás da Gasmig no Sul de Minas

O consórcio Gemini, formado pela Petrobras e White Martins, estuda o fornecimento de GNL na região, enquanto governo local e empresas assinam memorandos de entendimento para o fornecimento e consumo de gás natural.

Redação
14/06/2005 03:00
Visualizações: 269

O Sul de Minas contará, em breve, com o fornecimento de gás natural, através de uma nova alternativa que antecipa o fornecimento do combustível à região: o Gás Natural Liquefeito (GNL) - o próprio gás natural, mas em forma liquefeita. Nesta terça-feira (14/06), a Gasmig e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Wilson Brumer, oficializam a distribuição de gás no Sul de Minas, em solenidades de assinatura de contrato e memorandos de entendimento com empresas de Poços de Caldas, em Andradas.
Em Poços de Caldas, os memorandos de entendimento serão assinados com as empresas Sanitex, de louças sanitárias; Cristais Cá D`oro e Cristais São Marcos, ambas de peças em vidro;  e Ferrero do Brasil, indústria alimentar. No mesmo dia, a Gasmig também assinará contratos com a Icasa e Fiori, ambas do ramo de louças sanitárias e a Cerâmica Vila Rica.
Os estudos para o fornecimento do gás natural liquefeito estão sendo feitos pela Gasmig em parceira com o Consórcio Gemini, formado por uma associação entre Petrobras e White Martins, desde o final de 2004. O GNL é transportado de forma liquefeita por caminhões com tanques criogênicos até plantas de regaseificação, que serão instaladas próximas às bases de consumo. Através do processo criogênico, o combustível tem a temperatura abaixada para 161ºC negativos e seu volume é diminuído em cerca de 600 vezes, o que aumenta expressivamente a quantidade de gás possível de ser transportada por caminhões.
Com esse processo, a Gasmig inicia o atendimento ao Sul de Minas no primeiro semestre de 2006, para Andradas e para Poços de Caldas. Outra região que poderá se beneficiar com a antecipação da distribuição do gás através do GNL é o Triângulo Mineiro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13