Energia solar

LER poderá contratar 1.500 megawatts de energia solar fotovoltaica em 2016, com investimento de 4 a 6 bi de reais

Redação/Assessoria
23/11/2016 18:18
Visualizações: 171

O próximo Leilão de Energia de Reserva (LER), marcado para 16 de dezembro deste ano, destinado às fontes solar fotovoltaica e eólica, poderá contar com entre 1.000 megawatts (MW) e 1.500 MW em novos projetos solares contratados no País, com um investimento estimado entre R$ 4 bilhões e 6 bilhões.

A previsão é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Segundo o presidente da entidade, Dr. Rodrigo Sauaia, o ideal seria uma contratação de cerca de 2.000 MW, o que atrairia fabricantes de módulos e células fotovoltaicas a se estabelecer no País. “Para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva no país, o Brasil precisa contratar anualmente ao menos 2 gigawatts (GW) em novos projetos nos leilões de energia solar fotovoltaica”, ressalta Sauaia.

Para o executivo, as novas condições de financiamento anunciadas recentemente pelo BNDES, que ampliam de até 70% para até 80% a participação de recursos do banco em projetos de energia solar fotovoltaica, sinalizam um comprometimento objetivo da instituição financeira em favor do desenvolvimento de uma matriz de infraestrutura elétrica cada vez mais renovável e consciente de suas responsabilidades socioeconômicas e ambientais.

Sauaia aponta, ainda, a necessidade do Governo Federal estruturar uma política industrial adequada para trazer maior competitividade à fabricação nacional de equipamentos fotovoltaicos, sendo este um pilar fundamental para que o setor possa cumprir com os requisitos estabelecidos pelo BNDES. O Banco definiu um Plano de Nacionalização Progressiva para a cadeia produtiva, com aumento gradual de conteúdo nacional para os equipamentos financiados pela instituição.

“Os leilões de energia e as linhas de financiamento, são dois pilares importantes para adensar a cadeia produtiva nacional e que precisam ser complementados por um programa industrial para o setor solar fotovoltaico”, diz o presidente da ABSOLAR. “Com isso, será possível reduzir os preços dos equipamentos fabricados no Brasil, democratizando o acesso à energia solar fotovoltaica pela nossa população, empresas e poder público”, acrescenta.

Sobre a Absolar

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13