Energia

Leilão é cancelado devido a atraso em licenciamento de usinas

Valor Econômico
10/12/2009 13:32
Visualizações: 37

O governo decidiu cancelar o leilão de energia para fornecimento a partir de 2014, marcado para o dia 21, por atrasos na liberação de licenças prévias para usinas hidrelétricas e por escassez de demanda das distribuidoras. A falta ou o atraso das licenças para sete hidrelétricas, com capacidade para 905 megawatts, faria com que predominassem no leilão usinas térmicas a gás.

 

Segundo Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo planejamento de longo prazo do setor elétrico, a decisão levou em conta eventual mudança na composição da matriz elétrica brasileira - em que predominam hidrelétricas - e, principalmente, o cenário confortável de fornecimento de energia em 2014, quando, pela previsão, haverá folga de mais de 100 mil MW. "Como o momento é tranquilo para garantir o suprimento de energia, resolvemos ser mais cautelosos."

 

Essa situação confortável de geração tem base na evolução estável do nível de consumo de energia este ano. Como o crescimento da carga será próximo de zero em 2009, a demanda por energia nova fica prorrogada e, por isso, as distribuidoras também mostraram pouco apetite por um leilão agora, diz Tolmasquim. Segundo ele, essa energia poderá complementar o mercado em futuros leilões.

 

Entre as sete hidrelétricas que poderiam ter a energia vendida, a única a obter a licença prévia até agora foi a de Santo Antônio, localizada no rio Jari. A usina, que fica na fronteira entre o Pará e o Amapá, tem capacidade de 300 MW. Como a licença saiu apenas terça-feira, não haveria tempo de incluí-la no edital do leilão do dia 21.

 

Tolmasquim lembra, porém, que está mantido o leilão de energia eólica segunda-feira, que deverá incluir 399 projetos, que poderão gerar até 10 mil MW a partir de julho de 2012.

 

Na terça-feira, também por falta de liberação ambiental em diversos campos, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) resolveu suspender novo leilão de blocos de petróleo e gás na Amazônia. Os obstáculos ambientais no setor energético brasileiro, porém, continuam tendo como maior marco a usina de Belo Monte. Por falta da licença prévia, o leilão da usina do Pará, que seria dia 21, ainda não tem data para ocorrer.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20