Rede Galileu

Laboratório da Universidade Federal de Alagoas será inaugurado em novembro

Será inaugurado, no próximo dia 19, o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A unidade integra a Rede Galileu criada pela Petrobrás e da qual também fazem parte a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio

Redação
03/11/2009 15:32
Visualizações: 103
Será inaugurado, no próximo dia 19, o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A unidade integra a Rede Galileu criada pela Petrobrás e da qual também fazem parte a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a PUC-RJ. O objetivo da Rede é desenvolver projetos em parceria para a construção de soluções dos problemas de engenharia com utilização de matemática de alto nível e computação de alto desempenho.

 
O LCCV foi criado em 2006 e representa a consolidação de mais de 15 anos de trabalho do Grupo de Pesquisa em Mecânica Computacional da UFAL. Além da busca por técnicas robustas de análise numérica dos problemas de engenharia, o Laboratório irá atuar no desenvolvimento de ferramentas computacionais que facilitem a construção de modelos e a visualização dos resultados.

 
Nos últimos quatro anos a Petrobrás investiu recursos da ordem de R$ 10 milhões em infraestrutura para a realização de pesquisas que atualmente contam com participação de 90 pessoas, entre docentes e alunos. O Laboratório é multidisciplinar e visa ser mais uma interface entre a indústria e academia.

 
Atualmente, dez projetos de engenharia estão em pleno desenvolvimento no LCCV, entre eles, o que trata sobre o Pré-sal.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19