Impasse

Justiça suspende licença para obra de Teles Pires

Folha de São Paulo
27/03/2012 14:29
Visualizações: 116
A Justiça Federal em Mato Grosso suspendeu na segunda-feira (26) a licença de instalação da usina hidrelétrica de Teles Pires, na divisa entre os estados de Mato Grosso e do Pará, por considerar que as populações indígenas da região não foram ouvidas sobre a obra.

A decisão liminar atendeu a uma ação do Ministério Público Federal (MPF). Assinaram a ação procuradores da República dos dois estados.

Para os autores da ação, a obra trará "danos iminentes e irreversíveis" a índios das etnias caiabi, mundurucu e apiacá, como a inundação de uma área considerada sagrada pelos indígenas, além de desmatamento, do incentivo à pesca predatória na região e do aumento do fluxo migratório.

A decisão da Justiça Federal suspende quaisquer obras da usina hidrelétrica, uma das maiores planejadas pelo governo federal no país, com potência instalada de 1.820 MW.

Em caso de descumprimento, a decisão judicial, de caráter temporário, prevê multa de R$ 100 mil por dia. Réu na ação, o Ibama não se pronunciou. O órgão liberou o início das obras no ano passado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13