Empresas

Justiça australiana veta plano da Vale sobre mina de carvão

Agência Reuters
08/09/2011 13:51
Visualizações: 49
Um tribunal australiano bloqueou a tentativa da Vale de forçar sua parceira Aquila Resources a votar em um projeto de carvão, um movimento que poderia abrir caminho para a mineradora brasileira permanecer sozinha no projeto de US$ 1,75 bilhões.

A corte de Queensland decidiu no final da quarta-feira (7) impedir que a reunião prevista para 17 de setembro fosse adiante até que um estudo de viabilidade seja concluído.

Se a Aquila perder o próximo julgamento, deverá pagar os danos à Vale por atrasar o projeto. Já se a mineradora brasileira sair perdedora, ambas empresas terão de apresentar um novo estudo para desenvolver a mina com capacidade para 4,5 milhões de toneladas anuais.

A reunião programada para 17 de setembro previa a votação do plano de desenvolvimento do projeto, cuja participação é compartilhada entre Vale e Aquila, que não tem garantias de acesso a ferrovias e portos.

A Aquila afirmou que, sem garantias de capacidade ferroviária e portuária, a empresa não teria condições de disponibilizar recursos para sua participação no projeto.

A Vale, por sua vez, informou ter disponibilizado 875 milhões de dólares para sua fatia de 50% e disse estar pronta para iniciar a construção, em parte porque a mina enfrentará concorrência de muitos outros projetos de carvão na região.

A companhia brasileira afirmou ainda que, considerando a opção de preferência à Aquila, a produção em Eagle Downs seria atrasada em mais de um ano, com início previsto para outubro de 2015, após disponibilidade de acesso aos portos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13