Tecnologia

Jorge Audy da Anprotec participa da inauguração do OceanTec, da FURG

Redação/Assessoria
22/11/2017 21:52
Visualizações: 546

O presidente da Anprotec, Jorge Audy, participou na última terça-feira (14), da inauguração do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o OceanTec. O evento, coordenado pelo gestor do Parque, Arthur Gibbon, e pelo vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, ocorreu durante a Semana Global de Empreendedorismo de Rio Grande 2017.

O projeto, criado em 2010 pelo Conselho Universitário (Consun), na gestão do ex-reitor João Carlos Cousin e ex-vice-reitor Ernesto Casares Pinto, é do parque mais importante da Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul atualmente, tendo como principal foco a área naval e offshore. A área em que o Parque foi construído oferece acomodações fiscais, suporte técnico e serviços de apoio para empreendimentos nas áreas de tecnologia e inovação.

“A ideia de construir um Parque Tecnológico sempre foi para poder promover e ampliar o desenvolvimento tecnológico e transformá-lo em inovação junto ao setor produtivo”, conta Arthur Gibbon, gestor do OceanTec e membro do Conselho Fiscal da Anprotec. “Nós entendemos que estamos em um momento importante para termos um Parque Tecnológico, para podermos fazer com que pesquisas desenvolvidas na Universidade possam, efetivamente, serem transformadas em inovação e irem para o mercado”, completa.

O empreendimento âncora do Parque é o Arranjo Produto Local (APL) do Polo Naval e Energia, com o centro de Simulação e Manobras Navais. A primeira ação implantada, já em funcionamento, é o Simulador de Navegação Oceânica, desenvolvida pela empresa Technomar Engenharia Oceânica, graduada da Incubadora CIETEC, na Universidade de São Paulo (USP), e dirigida por Sérgio Risola, diretor de empresas da Anprotec.

“Esse simulador é muito importante para a APL, para a cidade e para o OceanTec, porque temos, aqui em Rio Grande, um porto marítimo, e esse simulador é capaz de simular todas as manobras navais necessárias para os navios atracarem no porto, saírem ou entrarem no canal do Rio Grande, etc. e proporciona uma grande facilidade para a navegação na região”, explica Gibbon.

O evento de inauguração recebeu cerca de 200 pessoas, e, além dos coordenadores, estavam presentes Jorge Audy (presidente da Anprotec), Márcio Machado (presidente da REGINP), Rafael Roesler (vice-diretor do Parque Tecnológico da UFRGS), Fabiane Zogbi (prefeita de São José do Norte), Derly Cunha Fialho (diretor-superintendente do Sebrae/RS), Antônio Bachieri Duarte (presidente da Câmara de Comércio do Rio Grande e coordenador do movimento Aliança Rio Grande), João Carlos Cousin (secretário de Coordenação e Planejamento de Rio Grande), Ernesto Casares Pinto (professor) e representantes do Governo do Estado, Superintendência do Porto do Rio Grande e IFRS-Rio Grande, entre outras entidades empresariais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19