PDVSA

Irã está interessado em acordo de exploração de petróleo e gás na Venezuela

Dow Jones Newswires
30/09/2004 03:00
Visualizações: 19
O Irã está interessado nas próximas rodadas de licitação de exploração de petróleo pesado e gás natural na Venezuela, informou o vice-presidente da PDVSA, Felix Rodriguez, em uma declaração, nesta quarta-feira (29/09), depois de um encontro com um membro do governo iraniano.
 "Nós tocamos alguns tópicos, entre eles as atividades de exploração e produção no cinturão de TAR no Orinoco e áreas offshore, onde a indústria petroleira iraniana tem vasta experiência", afirmou Rodriguez após o encontro com Medhi Navab, vice-ministro de indústria e comércio do Irã. 
Nos últimos cinco anos Venezuela tem estimulado os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para promover a cooperação com mais projetos de investimento conjuntos. Venezuela e Irã são membros do cartel de petróleo. 
Rodriguez disse que o encontro "significa uma maior integração das nações que pertencem à Opep."
Este ano, membros do governo venezuelanos anunciaram planos para uma nova rodada de licitações para a área de petróleo pesado do Orinoco, onde a Venezuela tem 30,7 bilhões de barris em reservas de óleo pesado. 
Atualmente, a Venezuela tem quatro projetos na área do Orinoco que produz aproximadamente 500.000 barris por dia: Petrozuata, Sincor, Hamaca e Cerro Negro. As majors Royal Dutch Shell Group e ChevronTexaco têm expressado interesse em iniciar novos projetos de upgrade para petróleo pesado com a PDVSA. Por enquanto, a Total e a Statoil expressaram interesse em expandir projetos existentes na área. 
A Venezuela também planeja licitar sete blocos para exploração de gás natural no golfo da Venezuela, mas a rodada de licitações tem percorrido um caminho tortuoso tendo em vista atrasos burocráticos. O ministro do petróleo esperava começar a vender os pacotes de dados para os blocos em agosto, mas ainda não há liberação de detalhes sobre os blocos a serem licitados.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19