Moody´s

Investimentos em energia precisam crescer 6% ao ano

O Globo Online
05/10/2010 19:46
Visualizações: 21
Para manter o atual sistema de energia, será necessário aumentar os investimentos no setor em 6% ao ano, segundo cálculos da agência de classificação de risco Moody's. A projeção considera expansão média de 5% ao ano da economia brasileira a partir de 2011.


Apesar da exigência de amplos investimentos, a Moody's considera baixa a probabilidade de um novo apagão. "Já estão sendo feitos investimentos no setor e ainda há espaço para a realização de novos leilões de energia", afirma José Soares, vice-presidente sênior da Moody's. Uma questão que tem preocupado os investidores, segundo Soares, é o vencimento das concessões a partir de 2015. "Acredito que, de alguma forma, essas licenças serão renovadas", diz.


Um dos maiores gargalos para investimentos em infraestrutura no Brasil, avalia Soraes, é a taxa básica de juros, que "está baixa se comparada a anos anteriores, mas é alta em relação à praticada por outros países". Além disso, Soares chama a atenção para o descasamento de prazos nos projetos. "As obras são de longo prazo e o crédito, de curto", diz.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20