Aval

Instituto Mauá tem mais um de seus laboratórios credenciados pela ANP

O Instituto Mauá de Tecnologia teve, recentemente, mais um credenciamento pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Dessa vez, foi a Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá que, com mais de 20 anos de experiência na área de Motores de Comb

Redação/ Agências
02/06/2010 19:42
Visualizações: 128

O Instituto Mauá de Tecnologia teve, recentemente, mais um credenciamento pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Dessa vez, foi a Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá que, com mais de 20 anos de experiência na área de Motores de Combustão, está formalmente apta a realizar Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de Energia. Com o credenciamento, essa Divisão da Mauá está habilitada a obter recursos da Petrobrás para o financiamento de projetos de pesquisas tecnológicas.

 

 

De acordo com o gerente da qualidade da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá, engenheiro Cláudio Luiz Foltran Rodrigues, o credenciamento representa mais um objetivo alcançado pela Divisão para agregar mais qualidade aos inúmeros serviços prestados e ampliar ainda mais seus projetos na área de Motores. "Com esta conquista, poderemos efetuar pesquisas tecnológicas, na área de atuação da Divisão de Motores e Veículos, em conjunto com as concessionárias, que realizam prospecção em campos de petróleo e gás natural no território nacional, para desenvolver produtos ou soluções na área energética", afirma.

 

Os serviços credenciados referem-se basicamente a pesquisas e desenvolvimento de motores de combustão e seus componentes em bancos dinamométricos, desenvolvimento de equipamentos de motores a pistão para biocombustíveis e outros combustíveis alternativos, além de avaliações do desempenho de veículos automotores e seus componentes.

 

A busca do credenciamento pela ANP surgiu quando a própria Petrobrás procurou a instituição para realizar o desenvolvimento de combustíveis. "Em função dessa consulta, verificamos que iríamos necessitar de um investimento inicial para execução do projeto, e os recursos para o desenvolvimento em pesquisas só poderiam ser liberados pela Agência após o credenciamento", relembra o gerente. Após meses com uma série de avaliações técnicas e auditorias, a Divisão está formalmente apta a desenvolver projetos de pesquisa para a Petrobrás, - desde que estejam de acordo com seus interesses tecnológicos e com a qualidade técnica exigida - podendo vir a financiar totalmente o desenvolvimento dessas pesquisas.

 

Depois de obter o credenciamento, a Divisão volta suas atenções para projetos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional de gás, petróleo e biocombustíveis e já está acertando os detalhes para realização de uma pesquisa tecnológica com combustíveis "alternativos" para a Petrobrás. "Estamos em negociações com a Petrobrás para realização de pesquisas na área de combustíveis. As conversas já estão adiantadas e em breve teremos boas notícias", pontua Rodrigues.

 

Mais Pesquisa & Desenvolvimento - A Mauá possui outros três laboratórios credenciados pela ANP, cada um aprovado para serviços específicos: o Laboratório de Engenharia Química e Alimentos e o Laboratório de Micro-ondas são certificados em serviços tecnológicos para o desenvolvimento de produtos e processos, respectivamente para as áreas de energia e refino. Já o Laboratório de Engenharia Bioquímica também está habilitado para atuar na área de energia, mas, além disso, poderá realizar serviços voltados para o desenvolvimento de produtos e processos para monitoração, manejo e conservação do meio ambiente.

 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT


O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

 

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19