Cenários

Inscrições abertas para seminário do IBRE/FGV sobre petróleo e gás

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) realiza, no próximo dia 20, a partir das 9 horas, no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, o 3º Seminário de Petróleo e Gás no Brasil.

Da redação
06/03/2007 03:00
Visualizações: 128

 As projeções e cenários dos preços do petróleo, a regulação para o setor de gás natural e os aspectos técnicos e jurídicos para o licenciamento ambiental estão entre os principais temas a serem debatidos durante o evento.

O ex-diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e presidente do Conselho Consultivo do Ibre/FGV, embaixador Sebastião do Rego Barros; o diretor de Política de Risco da A. J. Gallagher/Securitas, Andrew Van den Born; e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio César Carmo Bueno, estão entre os palestrantes do evento, além de representantes dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente.

A indústria brasileira de petróleo e gás está no seu melhor momento. A Petrobras pretende investir U$$ 87,1 bilhões até 2011, com a produção 4,556 milhões de barris de petróleo e gás/dia em 2015. Segundo o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, serão investidos US$ 4,7 milhões no setor de gás até 2011, em gasodutos e no plano de antecipação da produção de gás.

Um aspecto a levar em consideração é o impacto que a suspensão da 8º Rodada de Licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) terá na auto-suficiência do país, uma vez que a interrupção do processo licitatório importará em atrasos de investimentos nas atividades de exploração de petróleo e gás que poderiam resultar na descoberta de novos reservatórios, contribuindo para a manutenção da tão desejada auto-suficiência.

Os fatos que levaram a suspensão da 8º Rodada da ANP comprometem a estabilidade dos processos licitatórios que vinham sendo desenvolvidos com sucesso. Portanto, é necessário discutir o alcance do poder de regulamentação da ANP, o impacto da suspensão da 8º Rodada no mercado de petróleo e gás natural, a situação em que ficarão os investidores que participaram da referida Rodada e a solução que a Agência dará a insegurança criada com a interrupção do processo.

Adicionalmente, também será discutido o impacto da suspensão na manutenção da auto-suficiência e nos planos de investimento das empresas, principalmente da Petrobras, como agente econômico mais importante do setor, além dos reflexos sobre a produção de gás natural e na dependência do Brasil por gás importado.    

As inscrições para a participação no evento já estão abertas. Informações pelos telefones 2559-5423 e 2559-5481 ou pelo e-mail seminarios_ibre@fgv.br .
DATA: 20 de março de 2007 (terça-feira)
HORA: 9 horas
LOCAL: Auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
               Praça 15 de Novembro, 20 - Centro

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13