Capacitação

Inmetro vai capacitar micro e pequenos empresários

Micro e pequenos empresários poderão participar de cursos de capacitação sobre princípios básicos de tecnologia industrial. As aulas serão disponibilizadas nos 56 novos telecentros instalados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em todos os es

Redação
18/01/2011 13:58
Visualizações: 80
Micro e pequenos empresários poderão participar de cursos de capacitação sobre princípios básicos de tecnologia industrial. As aulas serão disponibilizadas nos 56 novos telecentros instalados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em todos os estados brasileiros. A ideia do projeto, voltado para a difusão das técnicas de avaliação de produtos, é estimular a competitividade das indústrias brasileiras, promovendo melhorias na qualidade da produção nacional.


O chefe do Centro de Capacitação do Inmetro, Américo Bernardes, explica que uma ação piloto do projeto de formação será realizada com 60 empresários, em março deste ano, em Minas Gerais. A metodologia aplicada no curso será avaliada para posterior disseminação nos demais estados do País.


A implantação dos 56 telecentros foi concluída no segundo semestre do ano passado. Para isso, o Inmetro destinou um total de R$ 1,7 milhão para a compra de equipamentos como computadores, projetores, câmeras de vídeo e televisores. Também foi investido R$ 1,2 milhão para a aquisição de todo o mobiliário, por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME). O projeto é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e co-financiado pela União Europeia.


A diretora do PAIIPME, Patrícia Vicentini, afirma que com as novas aquisições o Inmetro "contará com infraestrutura de excelência usada de forma a contribuir para que as empresas brasileiras sejam capacitadas e conquistem uma maior participação no mercado internacional".   


Os telecentros também serão disponibilizados para a capacitação dos agentes que atuam nos órgãos delegados do Inmetro, os Institutos Estaduais de Pesos e Medidas (Ipem), nos estados. Eles são responsáveis pela fiscalização de instrumentos de medição e programas de qualidades de produtos. "Os cursos ministrados pelo Inmetro para os agentes dos órgãos delegados são oferecidos desde 2007, mas contavam com estrutura provisória que foram substituídas pelos telecentros", explica o chefe do Centro de Capacitação do Inmetro. Segundo ele, a meta é capacitar, até o final de 2011, mil agentes de metrologia legal e avaliação da conformidade.


"Acreditamos que com infraestrutura disponível será possível capacitar empresários que precisam ter noção dos requisitos que fazem parte do processo contínuo de qualificação da produção", observou o chefe da Divisão de Gestão Corporativa do Inmetro, Sílvio Ghelman. "Queremos mostrar aos empresários de que forma a metrologia e a avaliação da conformidade afetam os negócios deles, evitando entraves e possibilitando a inserção internacional dos seus produtos no mercado", acrescentou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13