Perspectivas 2011

Indústria inicia ano com ritmo menor de atividade

O desempenho da indústria brasileira em 2011 será menor que o do ano passado. Segundo a pesquisa Sondagem Industrial divulgada nesta quinta-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria cresce hoje menos do que antes da crise de 2008.

Da Redação
27/01/2011 17:55
Visualizações: 127
O desempenho da indústria brasileira em 2011 será menor que o do ano passado.  As previsões dos empresários sobre a demanda e a compra de matéria-prima recuaram em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2010.  No primeiro mês deste ano, o indicador de expectativa da demanda para os próximos seis meses foi 58,1 pontos, ante os 62,9 pontos registrados em janeiro de 2010.  “A tendência hoje é de a indústria crescer a um ritmo mais baixo do que vinha crescendo”, ressaltou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca.

No mesmo período, o indicador de perspectivas de compras de matérias-primas caiu de 59,8 pontos para 56,8 pontos, informa a pesquisa Sondagem Industrial do quarto trimestre de 2010, divulgada nesta quinta-feira (27), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Além da redução do otimismo com o mercado interno, os empresários estão pessimistas com o desempenho das exportações.  Eles acreditam que as vendas externas de suas empresas cairão nos próximos seis meses. Em janeiro de 2011, o índice de expectativa da quantidade exportada foi de 49 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. O resultado ficou acima do registrado em dezembro de 2010, quando o indicador foi de 48,3 pontos. “A indústria está com dificuldade de exportar pela baixa demanda externa e por causa do câmbio”, explica Fonseca.

Os números de produção e de uso da capacidade instalada no quarto trimestre de 2010 também indicam que o ritmo de crescimento da atividade industrial em 2011 será moderado. O indicador de produção recuou em dezembro para  44,7 pontos, 5,3 pontos abaixo da linha divisória de 50 pontos. O resultado da produção em dezembro é menor que o de novembro, quando foi de 52,7 pontos.

A utilização da capacidade instalada em dezembro foi inferior ao usual para o mês. O indicador, que caiu para 48,2 pontos, foi o menor valor do ano. Em novembro, tinha alcançado 50,4 pontos.  “Tivemos um bom crescimento em 2010, mas perdemos ritmo no último trimestre”, acrescenta Fonseca. Segundo o economista, a indústria cresce hoje menos do que antes da crise de 2008.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19