Belo Monte

Índios impedem funcionários da Norte Energia de deixar aldeia no Pará

Agência Brasil/Redação
14/03/2016 15:51
Visualizações: 159

Indígenas da aldeia Curuatxé, na terra indígena Curuaia, estão impedindo que três funcionários e um piloto de embarcação da Norte Energia deixem a área, no Pará. As razões ainda não foram explicadas. A equipe foi ao local na quinta-feira (10) monitorar ações do Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena (PBA-CI) - da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

O PBA reúne projetos voltados para atender cerca de 34 aldeias de povos tradicionais do Médio Xingu, com construção de casas, casas de farinha, escolas e unidades de saúde, dentre outros projetos. A aldeia Curuatxé tem cerca de 50 habitantes.

A Norte Energia informou que os funcionários estão sendo bem tratados. A empresa comunicou a retenção à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Polícia Federal, e aguarda providências para a liberação dos servidores.

A Funai informou que tomou conhecimento do fato e está mantendo contato com os indígenas solicitando a liberação. A Funai informou que não apoia a retenção dos servidores e aguarda a liberação para a retomada do diálogo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19