Retomada

Índice de desempenho econômico atinge maior patamar em seis anos de acordo com a FGV

Pesquisa mostra que depois de medidas para reorganizar contas públicas, País começa a reagir e a dar primeiros sinais de retomada.

Redação/Assessoria Portal Brasil
21/09/2016 12:14
Visualizações: 211

O Brasil começa a reunir as condições necessárias para voltar a crescer. Segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (20) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo The Conference Board (TCB), o País registrou o sétimo avanço consecutivo em um indicador que mede o desempenho econômico do País.

As duas entidades desenvolveram o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE), que reúne uma série de pesquisas para tentar antecipar tendências econômicas. Esse indicador pode ainda sugerir se o País está próximo de se recuperar.

Os dados desta edição da pesquisa são referentes a agosto e, na comparação com o mês anterior, houve um avanço de 0,7%. Com esse desempenho, o indicador subiu para 98,9 pontos e se aproxima do que era observado em 2010 (100 pontos), quando a série começou a ser feita.

De oito pesquisas que compõem o índice, cinco deram contribuições positivas: o SWAP 360; os Índices de Expectativas das Sondagens de Serviços e do Consumidor; o Índice de Ações Ibovespa; e o Índice de Termos de Troca.

Retomada da economia

“A continuidade da trajetória de avanço do IACE nos últimos meses segue sendo explicada de forma majoritária pelas expectativas favoráveis”, afirma Paulo Picchetti, economista e professor da FGV responsável pela pesquisa.

Os números, mesmo com a melhora, mostram que o governo ainda tem trabalho pela frente para garantir a retomada total do País. Parte dos indicadores ainda precisam, segundo a pesquisa, evoluir mais para melhorar a percepção do brasileiro em relação à situação atual da economia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19