Energia

Ilhas Maurícias lançam projeto eólico

Africa 21 Digital
02/12/2009 12:53
Visualizações: 80
A empresa açucareira das ilhas Maurícias, Omnicane Ltd, localizado no sul da ilha, anunciou um projeto de usina eólica que vai fornecer cerca de 37,4 milhões de KW de electricidade por ano no país até meados de 2011.


Segundo Jacques d´Unienville, diretor da Omnicane Ltd, o projeto visa permitir às ilhas Maurícias disporem de uma fonte de energia limpa e duradoura.


"A campanha de medições do vento com vista à criação desta usina eólica é positiva. As conclusões preliminares, muito encorajedoras, testemunham o potencial económico do projeto e da sua viabilidade técnica igualmente", disse à Panapress.
 


No total, 22 eólicas com potência de um MW cada uma vão ser instaladas na usina situada a menos de 500 metros de todos os setores da cultura da cana-de-açucar, sem nidificações na região de nenhuma espécie de aves raras.


"Este projeto representa um investimento de 2,1 bilhões de rupies (cerca de 70 milhões dólares). A sua produção equivale ao consumo de 75 mil habitantes (6 por cento da população maurícia) e permitirá reduzir a taxa de emissão do dióxido de carbono das ilhas Maurícias de 44 mil toneladas por ano", disse d´Unienville.


As ilhas Maurícias produzem anualmente cerca de 70% das suas necessidades em electriidade a partir do óleo pesado importado. O restante é produzido localmente graças ao bagaço e carvão.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19