acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Seminário sobre Gás Natural

IBP realizará amanhã e quarta Seminário de Gás com foco em novo cenário do setor

25/07/2016 | 12h48
IBP realizará amanhã e quarta Seminário de Gás com foco em novo cenário do setor
Divulgação/Jorge Camargo - IBP Divulgação/Jorge Camargo - IBP

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realizará amanhã (26) e quarta (27) o Seminário de Gás Natural com o objetivo de discutir a evolução do mercado brasileiro e as oportunidades do setor no país.

O evento, que neste ano terá como tema “Repensando a Indústria em um Novo Cenário”, contará com a presença de importantes executivos, consultores e acadêmicos do setor em palestras que tratarão de temas relevantes. A abertura do evento contará com a presença do presidente do IBP, Jorge Camargo, do secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Marco Antônio Vaz Capute.

Ainda no primeiro dia participarão de palestras e debates, Jorge Celestino Ramos, diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras; Renato Andrade Costa, CEO da TBG; Décio Oddone, diretor de Projetos de Óleo e Gás da Prumo Logística. No segundo dia, estarão presentes Antonio Guimarães, secretário-executivo da E&P do IBP; Milton Costa Filho, secretário-geral do IBP, e Oswaldo A. Pedrosa Jr., diretor -presidente da PPSA. A programação completa segue em anexo.

Dentre os assuntos a serem abordados, estão o novo cenário de gás no país com os desinvestimentos da Petrobras, a necessidade de ajustes na regulação, as oportunidades geradas pelas descobertas do pré-sal, e as mudanças nos segmentos de transporte, GNL e geração térmica.

Para Jorge Delmonte, gerente de Gás Natural do IBP, o mercado brasileiro vive uma fase de transição, com a possibilidade do ingresso de novos atores diante da venda prevista de ativos da Petrobras na área de gás, em especial no caso de gasodutos.

“O setor está numa fase de mudança e esse será o foco principal dos debates durante o seminário”, disse.

Para Clarissa Lins, sócia-fundadora da Catavento Consultoria e integrante da diretoria-executiva do IBP, o setor vive “um momento de transformação” e essa nova fase será o principal tema do seminário.

“O seminário ocorre em um período muito oportuno para discutir todas as mudanças que vão acontecer com a venda de ativos da Petrobras na área de transporte”.

Outro destaque, afirma, é a geração termelétrica, que tende a se manter como importante fonte na matriz brasileira.

Delmonte ressalta que o gás, além de ser uma fonte estratégica de energia, é o combustível de transição para uma economia de baixo carbono. Isso porque ele é, dentre os combustíveis fósseis, o mais limpo, com menor nível de emissões.

Pela sua importância, atualmente, o gás natural representa 24% da matriz energética global. A expectativa é de crescimento contínuo nos próximos anos.

SERVIÇO:

O Que: Seminário de Gás - “Repensando a Indústria em um Novo Cenário”

Quando: 26 e 27 de julho

Onde: hotel Windsor Flórida – Flamengo

Inscrições e mais informações: http://www.ibp.org.br/eventos/seminariogas2016/



Fonte: Assessoria IBP/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar