Energia

Hidrelétrica Salto Grande obtém licença de operação por 10 anos

A qualidade dos programas ambientais realizados pela empresa Duke Energy garantiram a renovação da Licença de Operação (LO) da usina. A empresa Duke Energy, que tem a concessão de Salto Grande, promove programas ambientais de pesquisa, manutenção e recuperação de áreas florestais, das pop

Redação
27/09/2011 15:08
Visualizações: 167
A qualidade dos programas ambientais realizados pela empresa Duke Energy garantiram a renovação da Licença de Operação (LO) da Usina Hidrelétrica Salto Grande pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A licença foi renovada por 10 anos, tempo superior ao que é concedido normalmente. “É raro uma licença de 10 anos no setor hidrelétrico e isso demonstra o reconhecimento e a confiança do órgão ambiental na empresa”, comenta o gerente-adjunto de Meio Ambiente da Duke Energy, Rogério Marquetto.

Ainda segundo Marchetto, a primeira renovação da LO de Salto Grande foi por quatro anos. “Na sequência, o prazo já foi estendido para 10 anos, após o Ibama realizar a vistoria e constatar a evolução bastante positiva de nossos programas ambientais”, pontua.

No entorno da UHE Salto Grande, assim como nas demais sete hidrelétricas operadas pela Duke Energy no Paranapanema, são desenvolvidos programas para pesquisa, manutenção e recuperação de áreas florestais, das populações de mamíferos, aves e da fauna aquática natural da região.

No que se refere às aves, por exemplo, foram identificadas no entorno de Salto Grande 277 espécies, 17 sob ameaça de extinção no Paraná e 10 no estado de São Paulo. O reflorestamento e a regeneração de áreas florestais contribuem para a conservação e aumento das populações, especialmente os corredores florestais formados para interligar manchas de florestas, antes isoladas.

“O programa de repovoamento dos reservatórios com peixes de espécies nativas do Paranapanema vem colocando 1,5 milhão de peixes jovens nesta bacia, a cada ano. Somente na área de influência do reservatório Salto Grande, foram soltos mais de 2,3 milhões de peixes desde que a Duke Energy assumiu a concessão”, ressalta Marquetto.

A Duke Energy também acompanha a qualidade da água, considerada boa em Salto Grande e nos demais reservatórios sob sua gestão. Em Salto Grande, a empresa realiza o controle de plantas aquáticas (macrófitas) - um projeto vencedor do Prêmio Benchmarking Ambiental.

“São programas, projeto e ações que estão contribuindo para melhorar a qualidade ambiental e também a qualidade de vida das comunidades no entorno dos reservatórios das hidrelétricas sob concessão da Duke Energy. Isso é muito gratificante para nós”, conclui Marquetto.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19