Brumandinho, MG

Hidrelétrica Retiro Baixo, MG suspende operação para proteger máquinas após desastre da Vale

Reuters, 30/01/2019
30/01/2019 12:37
Visualizações: 70

A hidrelétrica de Retiro Baixo, em Minas Gerais, suspendeu operações para preservar seus equipamentos, disse a estatal Eletrobras em comunicado na noite de terça-feira, dias após o rompimento de uma barragem da Vale que deixou dezenas de mortos e jogou um fluxo de rejeitos de mineração no rio Paraopeba.

Com 82 megawatts em capacidade, a usina tem como principais sócios Furnas, subsidiária da Eletrobras, e a estatal mineira Cemig.

"Foi interrompida a operação da usina, realizados testes de vertedouro e fechadas as tomadas de água para preservar os equipamentos", afirmou Furnas, acrescentando que "está em contato com as autoridades competentes para avaliar os reflexos causados pelo deslocamento da lama e tomar novas providências".

A empresa também garantiu que "a barragem de Retiro Baixo está em condições adequadas de segurança", tendo sido fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2018.

A suspensão das operações da hidrelétrica não tem impactos relevantes sobre a oferta de energia devido ao pequeno porte da unidade frente à capacidade instalada de geração no Brasil, mas especialistas apontam que a paralisação pode se prolongar a depender da quantidade e da densidade dos rejeitos.

A hidrelétrica de Candonga, também em Minas Gerais, por exemplo, ainda não retomou a geração desde que foi atingida no final de 2015 por um fluxo de rejeitos gerado após o rompimento de uma barragem em Mariana da Samarco— empresa de mineração da Vale e da BHP.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19