Energia

Hidrelétrica de Jirau aumenta sua capacidade de geração

Após o resultado positivo do leilão de energia A-3, realizado nesta quarta-feira (17), o projeto original da hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, Rondônia, terá sua capacidade ampliada de 44 para 50 unidades. Esta expansão resultará no aumento da capacidade instalada total de 3.300 MW para 3.7

Redação
18/08/2011 12:42
Visualizações: 51
A International Power-GDF SUEZ Energy Brasil (IPR-GDF SUEZ) informa que, após o resultado positivo do leilão de energia A-3, realizado nesta quarta-feira (17), o projeto original da hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, Rondônia, terá sua capacidade ampliada de 44 unidades para 50 unidades. Esta expansão resultará no aumento da capacidade instalada total de 3.300 MW para 3.750 MW. O total de energia assegurada subirá para 2.184 MW, dos quais 73% já foram vendidos para distribuidoras, em contratos de longo prazo. O restante da energia será vendida no mercado livre, principalmente para clientes industriais.

As seis unidades irão gerar 209 MW de energia assegurada que foram vendidos na totalidade a um preço indexado pela inflação de R$ 102 o MWh (US$ 64 /MWh) por 30 anos, com início em 2014. A expansão pode permitir que sejam agregados ao projeto mais 90 MW de energia asegurada, além dos 209 MW vendidos hoje. O projeto da usina hidrelétrica Jirau levou em conta o potencial para unidades adicionais. Como resultado, esta expansão irá se beneficiar da infraestrutura compartilhada e de economias de escala que irão agregar valor ao projeto.

Mauricio Bähr, Presidente da IPR-GDF SUEZ Energy Brasil, comenta: "A expansão de Jirau, que é o maior projeto hidrelétrico atualmente em construção no mundo, reforça nosso compromisso em oferecer ao Brasil energia limpa e renovável. Ela agrega valor ao projeto sem aumentar seus riscos de construção e impactos socio-ambientais".

A IPR-GDF SUEZ Latin America detém 50,1% da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), empresa de propósito específico para a construção da usina hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira (RO). Este ativo deverá ser transferido para a Tractebel Energia, seguindo o modelo de negócio da empresa no país. Os demais sócios da ESBR são Eletrobras-CHESF, Eletrobras-Eletrosul e Camargo Correa.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20