Empresas

Helicópteros para o pré-sal

A Líder Aviação acaba de receber mais dois helicópteros Sikorsky S-92, para operação em plataformas do pré-sal da Petrobras. O início das operações está previsto para Julho/2010. A empresa conta agora com três helicópteros de grande porte em sua frota própria, a maior da América Latin

Redação/ Agências
18/06/2010 11:21
Visualizações: 170

A Líder Aviação acaba de receber mais dois helicópteros Sikorsky S-92, para operação em plataformas do pré-sal da Petrobras. O início das operações está previsto para Julho/2010. A empresa conta agora com três helicópteros de grande porte em sua frota própria, a maior da América Latina.

 

 

O S-92 é o maior do segmento executivo, com quase 20 metros de comprimento e capacidade para atender a 21 passageiros, incluindo dois pilotos e um comissário de bordo. Possui autonomia de voo de cinco horas, a melhor dentre os helicópteros da categoria. Seu valor de mercado é US$ 27 milhões.
As aeronaves estão equipadas com aviônicos de última geração, que atendem as exigências específicas para operação em plataformas pré-sal, como:


- TCAS (Traffic Collision avoidance system): sistema de segurança de vôo cujo objetivo é evitar a colisão entre aeronaves no ar;
- GPWS (Ground proximity warning system): sistema de segurança de voo cujo objetivo é alertar o piloto sobre o perigo imediato de colisão com o solo ou outro obstáculo.
- FMS: sistema de segurança de voo para monitoramento;
- ADELT (Automatically Deployable Emergency Locator Transmitter): sistema de segurança de voo cujo objetivo é localizar a aeronave automaticamente.

Parceria Líder e Petrobras

 

Em março deste ano, a Líder Aviação assinou contrato com a Petrobras para operação em plataformas do pré-sal, para operar com três Sikorsky S-92. A Líder e a Petrobras são parceiras desde 1972, quando houve o início dos trabalhos de suporte de óleo e gás (Off Shore) nas regiões norte e nordeste do Brasil.


A exploração do pré-sal apresenta exigências específicas, em função da distância das plataformas, principalmente as localizadas na Bacia de Santos. "Quando falamos sobre o alcance das aeronaves, as exigências nunca foram tão extremas, chegando até a 220 milhas náuticas (396 km). A Líder Aviação é a única empresa no Brasil, com infra-estrutura implantada para viabilizar uma operação deste porte", afirma o presidente da Líder Eduardo Vaz.


As operações se darão a partir do Aeroporto de Jacarepaguá, onde a Líder mantém o maior e mais bem equipado hangar do Estado do Rio de Janeiro, capaz de acomodar até seis helicópteros S-92 conjuntamente, proporcionando um ganho em produtividade e segurança único no mercado.

Sobre a Líder Aviação


A Líder Aviação é hoje a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada em Belo Horizonte (MG) há 51 anos, conta com aproximadamente 1.600 colaboradores e está presente em 21 aeroportos em todo o país, com 23 hangares e 22 bases de atendimento aeroportuário. A empresa é líder de mercado em todos os segmentos em que atua e possui uma frota de 53 helicópteros e 30 aviões.


A companhia é a única da América Latina certificada com o IS-BAO International Standard for Business Aircraft Operations e isso significa estar de acordo com os padrões internacionais de operação, oferecendo serviços de alta qualidade e elevadíssimos índices de segurança.
Foi ainda a primeira empresa no mundo a ser certificada com ISO 9001:2000 na área de atendimento aeroportuário.


Possui cinco Unidades de Negócios: Operações de Helicópteros, Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves, Manutenção de Aeronaves, Vendas de Aeronaves e Atendimento Aeroportuário; além de oferecer um completo portfolio de produtos e serviços, que inclui venda de seguros aeronáuticos e treinamento em simuladores de voo na empresa CAE Simuflite, e um Centro de Treinamento de Pilotos e Mecânicos.


É representante exclusiva no Brasil da Hawker Beechcraft Corporation (HBC) (http://www.hawkerbeechcraft.com ), empresa líder mundial em fabricação, design, vendas e suporte de produtos e serviços para aviação executiva e missões especiais. Sediada em Wichita, Kansas - EUA, com 75 anos de experiência, possui uma rede mundial com mais de cem centros de serviços próprios e autorizados.


Esta sólida parceria entre a Líder Aviação e a HBC oferece ao mercado brasileiro a mais completa e moderna linha de aeronaves executivas, com modelos a jato (Hawker 4000, Hawker 900XP, Hawker 750, Hawker 450XP, Hawker 400XP, Premier II e Premier IA), turboélices (King Air 350ER, King Air 350i, King Air B200GT e King Air C90GTx) e a pistão (Baron G58 e Bonanza G36).
 
 


 
 
 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19