Produção

Hbio será processado em quatro refinarias

A Petrobras iniciará a produção comercial de diesel por meio do processo Hbio em pelo menos quatro de suas refinarias até o fim do ano. A tecnologia prevê a introdução de óleo vegetal durante o refino do diesel e resulta num produto com teor "bem menor" de enxofre, segundo Nilo Carvalho Viei

Gazeta Mercantil
18/01/2007 02:00
Visualizações: 205

A Petrobras iniciará a produção comercial de diesel por meio do processo Hbio em pelo menos quatro de suas refinarias até o fim do ano. A tecnologia prevê a introdução de óleo vegetal durante o refino do diesel e resulta num produto com teor "bem menor" de enxofre, segundo Nilo Carvalho Vieira Filho, gerente-executivo da estatal. "Até o fim do ano, pelo menos quatro refinarias já estarão processando com óleo vegetal", disse ele, em entrevista durante o Reuters Global Biofuel Summit.

A Petrobras espera usar por ano de 200 milhões a 225 milhões de litros de óleos vegetais, principalmente de soja, para produzir o diesel por meio do processo Hbio. O conteúdo mais reduzido de enxofre representa um benefício ambiental, mas a produção será vendida como diesel regular, disse Carvalho, acrescentando que a companhia não espera preços mais altos pelo produto.

Por sua vez, é possível, segundo ele, que a tecnologia venha a possibilitar redução de custos em futuras refinarias. Atualmente, o óleo de soja é o único usado como matéria-prima no processo devido à ampla disponibilidade, mas outros óleos estão sendo analisados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19