Internacional

Há reservas de petróleo apesar da crise na Líbia, afirma AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE) informou hoje que dispõe de 1,6 mil barris nas reservas estratégicas de petróleo e que podem ser usados em caso de cortes no fornecimento em decorrência da crise que afeta a Líbia. O diretor executivo da agência, Nobuo Tanaka, afirmou que a situação

Agência Lusa
22/02/2011 15:01
Visualizações: 128
A Agência Internacional de Energia (AIE) informou hoje que dispõe de 1,6 mil barris nas reservas estratégicas de petróleo e que podem ser usados em caso de cortes no fornecimento em decorrência da crise que afeta a Líbia. O diretor executivo da agência, Nobuo Tanaka, afirmou que a situação na Líbia causa preocupação, mas acrescentou que não justifica o pânico, durante uma reunião extraordinária do Fundo Internacional de Energia (FIE).


"Estamos preocupados com a situação na Líbia. Ainda não sabemos que tipo de impacto e de interrupção pode causar. Estamos atentos à situação porque o mercado está mais ajustado. Até porque uma pequena interrupção pode criar um pico no preço", disse Nobuo Tanaka.


Tanaka afirmou também que houve um aumento nos preços do petróleo, gerado também pela especulação nos mercados de futuros devido aos receios em torno de possíveis cortes de produção petrolífera. "Mas avisamos: não entrem em pânico, há muito petróleo por parte dos produtores e consumidores, de tal forma que podemos assegurar a situação", disse.


O diretor executivo destacou que a capacidade excedente na Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) é “muito alta". Segundo Tanaka, ele está mantendo contato permanente com o secretário-geral da Opep, Abdulah El Badri.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13