Energia

Governo quer votar ajustes em Itaipu antes das eleições

Folha de S.Paulo
22/07/2010 12:52
Visualizações: 142

O governo prevê que os ajustes no tratado de Itaipu serão votados antes das eleições. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza, é possível aprovar o texto na Câmara em agosto e, no Senado, em setembro. Para cumprir o cronograma, será feito pedido de urgência parlamentar.


O deputado falou a jornalistas após encontro com o chanceler paraguaio, Héctor Lacognata. O paraguaio encontrou-se também com o chanceler Celso Amorim. "Em nenhum momento duvidamos de que o governo brasileiro vá cumprir o acordado", disse Lacognata.


A revisão no tratado de Itaipu pode custar ao Brasil cerca de US$ 240 milhões a mais por ano pelo pagamento pela cessão de energia ao Paraguai.


Pelo tratado, o Paraguai tem direito a 50% da energia gerada por Itaipu. Na prática, o país vende 90% de sua fatia ao Brasil, comprador único do excedente.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20