Falta de Competitividade

Governo precisa melhorar gestão para país ser competitivo, diz Gerdau

Gerdau afirmou que 40% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional é gerenciado pelo governo.

Valor Online
13/11/2014 11:56
Visualizações: 70

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter afirmou que o governo tem que ter como prioridade a melhoria de sua gestão para que o Brasil possa retomar a competitividade no mundo. Em palestra na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Gerdau afirmou que 40% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional é gerenciado pelo governo e cobrou melhoria na gestão pública: "Pode um país querer competir no mundo se esses 40% não são bem geridos?", questionou.

O empresário reconheceu que a falta de competitividade atual ocorre também por causa da valorização do real, mas cobrou que o governo invista mais em infraestrutura e logística para que o país possa superar a lacuna no setor, que, segundo ele, hoje chega a R$ 660 bilhões de déficit em investimentos. Atualmente, disse, o governo investe por ano cerca de R$ 8 bilhões no setor.

Gerdau afirmou que o governo demorou demais para definir as regras do pacote de concessões. "A presidenta, quando viu que esse troço do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] não anda, resolveu fazer as concessões", disse. "Só que os tecnocratas do governo levaram quase dois anos para definir o que as empresas ganham ou não ganham. Ninguém define quanto as empresas ganham, quem define, no  fim, é o mercado", criticou.

Gerdau, que é membro há três anos e meio da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, vinculada ao Conselho de Governo da Presidência da República, defendeu a mobilização do empresariado como "extremamente importante para [enfrentar] os desafios que temos". "Qual o país em que você tem uma dignidade mínima sem crescimento?  Não podemos abrir mão do crescimento econômico", frisou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19