Energia

Governo decide que vai desligar usinas termelétricas até o final da semana

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) determinou ontem (29) que, no fim desta semana, será desligada a maioria das termelétricas a gás que foram ligadas para complementar a geração de energia do país. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Herme

Agência Brasil
30/11/2010 11:09
Visualizações: 129
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) determinou ontem (29) que, no fim desta semana, será desligada a maioria das termelétricas a gás que foram ligadas para complementar a geração de energia do país. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, o comitê vai decidir, nos próximos dias, se algumas termelétricas podem continuar operando.
 

“Nós vamos fazer um estudo esta semana para ver se algum volume de térmica continua ligado, não devido a procedimentos operativos e ao estoque de segurança, mas devido à situação dos reservatórios do Sul e do Norte, que podem necessitar de alguma complementação térmica”, explicou. Segundo ele, no Nordeste, a situação dos reservatórios está melhor, mas ainda desperta alguma preocupação.
 

No Brasil, as usinas térmicas são utilizadas para dar segurança ao sistema elétrico, que utiliza prioritariamente energia gerada por hidrelétricas. Quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do esperado, o acionamento das térmicas aumenta. As usinas termelétricas a gás natural estavam ligadas há cerca de três meses e geram, aproximadamente, 5 mil megawatts adicionais ao sistema.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13