Empresas

Geradores Pressurizados na Mexilhão

Três geradores pressurizados de 37,5MVA - 13,8kV compõem o mais recente fornecimento WEG para a Unidade de Tratamento de Gás Mexilhão. Equipamentos são capazes de gerar energia suficiente para uma cidade de 550 mil habitantes.

Da Redação
23/09/2008 17:14
Visualizações: 144

Depois de fornecer mais de 120 mil litros de tintas à Plataforma do Mexilhão na Bacia de Santos, onde a petroleira descobriu a maior reserva de gás natural não associado do Brasil, três Geradores irão equipar a unidade de tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA), responsável pelo tratamento do gás proveniente da plataforma de extração Mexilhão.

 

Todos os geradores com tensão de 13,8kV e potência de 37,5 MVA já foram enviados aos EUA onde serão montados numa base metálica única (skid) que irá compor o conjunto Turbina / Redutor / Gerador de cada unidade geradora. Após a montagem, os conjuntos serão testados na planta do fabricante de turbinas em condições próximas as nominais, no chamado "String Test" e transportados novamente para o Brasil, onde serão então instalados e testados na planta da Petrobras.

 

“Estes serão os geradores principais da UTGCA. As unidades geradoras trabalharão em regime "2+1", ou seja, duas unidades em operação e uma em stand-by. Além disso, estes geradores trabalharão continuamente pressurizados de forma a garantir que nenhum gás proveniente do ambiente em que os geradores se encontram entre em suas partes internas, evitando assim uma possível ignição”, explica Fabio Vinicius Dematte, do Centro de Negócios de Energia WEG.

 

A UTGCA terá capacidade para movimentar 15 milhões de metros cúbicos por dia, volume equivalente à metade das importações bolivianas, e receberá gás de Mexilhão, Merluza 2, Tambaú e Uruguá, todas descobertas recentes de gás na Bacia de Santos.

 

Estes fornecimentos demonstram a experiência e a capacidade da WEG em atender a indústria de Óleo e Gás com produtos específicos para cada aplicação dentro do segmento. Bastante exigente, o mercado offshore recebe atenção especial: a WEG conta com certificações específicas e nos últimos anos tem realizado importantes fornecimentos para o setor. Além de motores e geradores, produtos como tintas, transformadores e painéis equipam plataformas de extração de petróleo e navios de apoio às plataformas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20