Energia elétrica

Geração e consumo crescem 2% em julho

Usinas eólicas (+97%) e hidráulicas (+14%) destacam-se na produção de energia no período; termelétricas registram queda de 34,9%.

Assessoria CCEE/Redação
08/07/2016 11:32
Geração e consumo crescem 2% em julho Imagem: Cortesia Portal Brasil Visualizações: 313

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 5 de julho indicam aumento de 2% na geração e no consumo de energia elétrica no país, frente ao mesmo período do ano passado. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise do desempenho da geração indica que, nos primeiros dias de julho, foram entregues 58.480 MW médios ao Sistema Interligado Nacional – SIN. O destaque é o incremento de 97,1% na produção das usinas eólicas. A geração hidráulica (42.276 MW médios), incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, cresceu 14% e representa 72,2% de toda energia gerada no país. O índice é 7.5 pontos percentuais superior ao registrado em 2015. Já a produção das termelétricas caiu 34,9%, impactada pela queda na produção das usinas a óleo (-96,6%), gás (-52,5%) e a carvão mineral (-25,9%).

O consumo de energia somou 56.422 MW médios com aumento de 1,5% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e de 3,7% no ambiente de contratação livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (28%), alimentos (+16,2%) e de manufaturados diversos (16,2%) registraram os maiores aumentos no consumo. Os segmentos com queda no período foram os de extração de minerais metálicos (-14,3%), têxtil (-9%) e de minerais não metálicos (-8,6%).

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, até a segunda semana de julho, o equivalente a 96,2% de suas garantias físicas, ou 48.272 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 94,2%.

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20