Energia elétrica

GE Power é pioneira na operação comercial de subestações digitais na América Latina

Redação/Assessoria
28/08/2018 16:29
Visualizações: 257

A GE Power, líder mundial em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, iniciou em conjunto com a Soluciones Teleinformaticas y Control S.A. - SOLTEC, a operação comercial de outra subestação digital na América Latina. Localizada em Manchay, no Peru, espera-se que a Manchay 220 kV TSS totalmente digitalizada – e de propriedade da Luz del Sur –, trará energia segura e confiável para mais de um milhão de pessoas na parte sudeste de Lima.

A empresa é a primeira a empregar esse tipo de instalação digital na América Latina com uma arquitetura baseada em uma rede Ethernet (IEC850-90-4). A tecnologia utiliza unidades de fusão analógica e digital (MU) para converter dados provenientes de equipamentos primários na subestação – como transformadores de corrente, transformadores de tensão, disjuntores, chaves e transformadores de potência para proteções digitais por valores de amostra e mensagens goose na IEC61850.

Os dispositivos da unidade de fusão são responsáveis por converter e transmitir através de fibra ótica todos os sinais e dados do pátio de equipamentos para os medidores e relés de proteção da GE. Assim, eliminam completamente o uso de cabos metálicos e potencialmente reduzem o risco de acidentes fatais causados por choques elétricos e circuitos abertos em transformadores de corrente, o que pode reduzir custos de infraestrutura e manutenção na subestação.

Um dos principais diferenciais da instalação é a possibilidade de receber dados de satélites GPS e Glonass, ajudando a sincronização de todos os dispositivos de proteção e automação na subestação.

"Não há como voltar atrás na digitalização completa do sistema elétrico. Com um equipamento mais inteligente, economizamos espaço e podemos aumentar a segurança dos operadores, bem como reduzir os custos de implementação e operacionais potencialmente melhorando r a confiabilidade dos dados– fatores essenciais para a produtividade e eficiência da rede", explica Emanuel Bertolini, diretor geral da divisão de Grid Solutions da GE para as Américas.

Pioneira na instalação de subestações digitais na América Latina, a GE Power já forneceu duas na Venezuela. Este é o caso da subestação isolada a ar de 115/13,8 kV Zulia 10, instalada em 2016, e Zulia 8, instalada em 2015, também com tecnologia totalmente digital – a GE Multilin HardFiber System, que é uma solução de barramento de processo IEC 61850.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13