acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Gás natural

GasBrasiliano investe R$ 58 mi para ampliar rede de gás natural até Catanduva, SP

05/08/2016 | 11h47

A partir de 2017, Catanduva passará a fazer parte do grupo de municípios atendidos pela GasBrasiliano. Com investimento de R$ 58 mi, o projeto prevê a construção de novo trecho do gasoduto que interligará a cidade à rede de distribuição existente. Com a inclusão, Catanduva passará a contar com todos os benefícios do gás natural canalizado.

“Além de possuir localização estratégica, Catanduva se destaca pelo potencial industrial e econômico. O município possui alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), renda per capita crescente e intensa atividade industrial, com mais de 340 empresas atuando em diferentes ramos, como metalúrgia, construção, mecânica, tipografia, calçados, móveis e usinagem”, explica o presidente da GasBrasiliano Walter Fernando Piazza Júnior.

O projeto será executado em etapas e a primeira será a construção de um trecho autônomo com mais de 10 Km de extensão para atendimento ao distrito industrial da cidade e que será abastecido com GNC (Gás Natural Comprimido) ou GNL (Gás Natural Liquefeito), antecipando a disponibilização do recurso energético para o mercado local. Inicialmente, dois clientes do mercado industrial já possuem contrato com a GasBrasiliano e poderão usufruir dos benefícios do gás natural a partir do início de 2017.

A segunda etapa refere-se ao trecho de extensão de aproximadamente 56 Km de rede que interligará Itápolis e Catanduva, integrando a rede construída na primeira etapa ao gasoduto principal da GasBrasiliano. Já a terceira etapa contempla a expansão da rede dentro do município, permitindo a ampliação dos serviços de distribuição do gás natural canalizado em todos os distritos industriais. Após a finalização das obras, prevista para o segundo semestre de 2018, terão sido implantados novos 82 Km de rede.

“Entre as inúmeras vantagens do gás natural está o fato de que ele proporciona melhoria na mobilidade urbana, pois é distribuído por meio de tubulações em forma de rede de distribuição, eliminando caminhões de combustível de rodovias, ruas e avenidas, além de eliminar depósitos de armazenagem, o que reduz riscos. Além disso, é uma fonte limpa e segura de energia, com abastecimento contínuo”, acrescenta Piazza.

O projeto inclui também a ligação de um posto de combustível para fornecimento de GNV (gás natural veicular), combustível que, em comparação aos demais, oferece rendimento superior e economia de aproximadamente 50%. Outra vantagem do produto é a queima mais limpa, característica que aumenta a vida útil do veículo. O posto em Catanduva atenderá motoristas e empresas com frota de veículos movidos a GNV na área Noroeste do estado de São Paulo.

Com a implantação do projeto, Catanduva será interligada ao mesmo gasoduto que atualmente abastece os municípios de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto, São Carlos e outros municípios do noroeste do estado de São Paulo, que totalizam 31. A GasBrasiliano atende ainda outras cinco cidades com o gás natural comprimido (GNC). A empresa possui mais de 18 mil clientes que consomem em média 760 mil m³ de gás natural por dia por uma rede de distribuição com 955 km de extensão.



Fonte: Redação/Segs
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar