Gás natural

Gás será a segunda principal fonte energética até 2010 no Brasil

Gazeta do Sul
09/03/2006 03:00
Visualizações: 137

 A partir de 2010, o gás natural será a segunda principal fonte energética no país, superando o álcool e a eletricidade. O prognóstico do diretor do Conselho Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires, será um dos principais motes do 1º Fórum Internacional do Gás Natural, que ocorre nas próximas segunda (13) e terça-feira (14), no Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, na rua Sete de Setembro, 388, em Porto Alegre.

Baseado neste prognóstico, o secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, estima que a participação do gás natural na matriz energética deve passar de 8,9% para 14,7% em 2010, assumindo a vice-liderança no ranking e tendo maior importância do que o álcool, fontes hidráulicas, e eletricidade, lenha e carvão vegetal. O petróleo e seus derivados continuarão pontuando o ranking.

Andres ressalta também que o gás natural terá destaque na geração de energia elétrica. Até 2010, a participação do combustível aumentará de 5% para 13,1%, avanço superior ao previsto para o álcool, que passará de 1,8% em 2004 para 2% em 2010. "Um dos possíveis fatores que explicam a maior utilização das térmicas a gás natural no atendimento do mercado de eletricidade são a crescente demanda por energia elétrica e a manutenção dos baixos investimentos em geração hidráulica", analisa o secretário.

Andres explica que o avanço do gás natural na matriz energética se deve, em grande parte, ao detrimento do petróleo e seus derivados e também ao crescimento do uso das fontes alternativas de energia. Outro fator importante é a exploração de novas reservas e ao fato de ser mais eficiente e menos poluente que os demais combustíveis fósseis.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19