Petrobras

Gabrielli rebate FHC e diz que perspectivas eram sombrias quando assumiu a empresa

Agência Brasil
07/02/2006 02:00
Visualizações: 129

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, rebateu nesta segunda-feira (06/02), no Espírito Santo, as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que a auto-suficiência em exploração de petróleo a ser alcançada pela companhia ainda neste primeiro semestre seja fruto de investimentos de governos passados.

Segundo Gabrielli, quando a atual administração assumiu as perspectivas da empresa eram sombrias. "Havia um processo deliberado de retalhar a companhia, ao que tudo indicava, para facilitar a sua venda em pedaços. Mas essa orientação foi revertida, a partir de 2003 e a Petrobras voltou a ser estruturada como um sistema integrado e corporativamente unificada".

Falando por ocasião de solenidade de inauguração de quatro grandes empreendimentos da Petrobras na região norte do Espírito Santo, Gabrielli destacou o crescimento da companhia nos últimos três anos e os resultados operacionais e financeiros do período.

As informações sobre as declarações de Gabrielli em Vitória foram divulgadas em nota distribuída pela empresa. Segundo a nota, ele lembrou que em três anos a empresa apresentou crescimento em todos os seus segmentos e se consolidou no mercado de capitais, "como demonstra o aumento do seu valor de mercado, de R$ 60 bilhões em 2002 para R$ 204 bilhões no início do primeiro mês de 2006".

O presidente da Petrobras lembrou que, na troca de administração, as áreas de exploração e produção, após quatro leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), eram declinantes. Segundo ele, a escolha de Guilherme Estrella, "um geólogo respeitável nacional e internacionalmente no setor", para a diretoria de Exploração e Produção, modificou essa trajetória. "Ampliamos nossa participação nos leilões e hoje constituímos um portfólio de exploração que garante a auto-suficiência do país não apenas até 2007 ou 2008, mas para horizonte mais longo, com excelentes perspectivas de resultados positivos na exploração."

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19