XIX Fórum Nacional

Gabrielli: 85% da receita da Petrobras vêm do mercado interno

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, disse esperar melhores resultados da estatal ao longo do ano, ao participar do XIX Fórum Nacional, evento promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), para discutir projetos de desenvolvimento do país.

Petrobras
16/05/2007 03:00
Visualizações: 13

Na sede do BNDES, no Rio, Gabrielli fez uma exposição sobre a contribuição da empresa para a economia nacional, sua participação no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e uma previsão de crescimento do setor de petróleo no Brasil.

"Diferentemente das outras empresas de petróleo no mundo cujas receitas vêm das exportações, 85% da receita da Petrobras estão no mercado interno", destacou o presidente, lembrando que dos US$ 87 bilhões que a Petrobras investirá até 2010, cerca de US$ 50 bilhões destinam-se ao mercado nacional.
 
Segundo José Sergio Gabrielli, o setor de petróleo desafia a indústria brasileira em dois pontos principais: "Temos demanda de pessoal técnico qualificado e, por isso, o Programa de Formação de Mão-de-obra para a Indústria de Petróleo (Prominp) deverá treinar, até 2008, cerca de 77 mil profissionais. Além disso precisamos investir para que a cadeia de fornecedores, em plena capacidade, possa atender ao mercado. Tudo isto é positivo. As novas oportunidades de crescimento geram desafios", concluiu.

Falando aos jornalistas ao final do evento, o presidente da Petrobras que a estagnação na produção de petróleo no mercado interno no primeiro trimestre não afetará de modo significativo a meta da empresa no longo prazo. "Com certeza vamos superar a Vale no segundo trimestre", garantiu Gabrielli, referindo-se ao lucro superior obtido pela mineradora neste início de ano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20