Energia

Furnas cede área para futuro laboratório do Cepel

Furnas, empresa do sistema Eletrobras, cedeu um terreno de 45 mil m2, pertencente ao almoxarifado da empresa em Adrianópolis, Nova Iguaçu (RJ), para que o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel) construa parte de seu Laboratório de Ultra Alta Tensão (LabUAT). O termo de cessão do terren

Redação
22/12/2010 10:49
Visualizações: 187
Furnas, empresa do sistema Eletrobras, cedeu um terreno de 45 mil m2, pertencente ao almoxarifado da empresa em Adrianópolis, Nova Iguaçu (RJ), para que o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel) construa parte de seu Laboratório de Ultra Alta Tensão (LabUAT). O termo de cessão do terreno foi assinado pelo presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, e pelo presidente do Cepel, Albert Cordeiro Geber de Melo, em uma solenidade que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Marcio Zimermann.

 

A infraestrutura de pesquisa a ser construída é pioneira no continente americano, custará R$ 62 milhões e realizará ensaios em corrente alternada (até 1.200 kV) e corrente contínua (até + 800 kV). O objetivo é projetar linhas de alta capacidade para o transporte de grandes blocos de energia por longas distâncias, o que favorece empreendimentos como a Usina de Belo Monte (PA) e o Complexo de Teles Pires (PA/MT). A área cedida por Furnas será utilizada para avaliação dos efeitos dos ventos em estruturas de linhas de transmissão. A previsão é de que o LabUAT fique pronto no terceiro trimestre de 2011.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13