Relações exteriores

Furlan negocia parceria de biocombustível com Alemanha

Agência Brasil
12/07/2006 03:00
Visualizações: 134

Brasil e Alemanha pretendem desenvolver parceria na área de biocombustível. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, apresentou proposta nesta terça-feira (11/07) ao governo alemão, e conta que teve boa acolhida.

“Foi proposto pelo Brasil e aceito pelos alemães um incremento das relações no campo da tecnologia para a produção de biocombustivel, uma vez que a Alemanha vem aumentando fortemente sua produção de biodiesel. Também há a decisão do governo alemão de ampliar o uso de etanol”, afirmou Furlan por telefone, de Berlim, onde participa da 33ª reunião da comissão mista de cooperação econômica Brasil-Alemanha.

Segundo o ministro, a Alemanha já fabrica veículos que podem usar 85% de etanol, combustível produzido em larga escala no Brasil.

“Mas a disponibilidade do etanol ainda está restrita a menos de uma centena de postos de abastecimento. Por isso há um grande interesse do governo alemão de cooperação nesta área”.

Empresários alemães também mostraram interesse em investir na área de infra-estrutura, por meio das parcerias público-privadas, segundo Furlan. “O ministro alemão fez declarações muito positivas em relação ao Brasil. Temos grandes possibilidades nas áreas de infra-estrutura e energia”, disse, referindo-se ao ministro da Economia e Tecnologia, Bernd Pfaffenbach.

Brasil e Alemanha também criaram um grupo técnico para equilibrar o comércio entre os dois países. Segundo os alemães, a balança pesa mais para o lado brasileiro, com ligeiro déficit para o outro lado. O governo brasileiro contabilizou, em 2005, um comércio de US$ 11,2 bilhões, com déficit brasileiro pouco superior a US$ 1 bilhão. De qualquer forma, segundo Furlan, governos e empresários dos dois países pretendem ampliar o fluxo de comércio.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19