A tecnologia do submarino (Autonomous Underwater Vehicle - AUV) é considerada a mais avançada do mundo e será utilizada nos blocos BC-10 e BS-4, ambos da Shell. O navio de pesquisas geofísicas deverá chegar ao Brasil em março de 2006.
RedaçãoA Fugro Geosolutions Brasil fechou recentemente um contrato com a Shell Brasil para realizar serviços de levantamentos geofísicos nos Blocos BC-10 (Bacia de Campos) e BS-4 (Bacia de Santos), offshore Brasil, ambos operados pela empresa anglo-holandesa.
Para a realização do serviço a joint-venture Fugro OceansatPeg, Fugro Geosolutions Brasil e a Fugro Survey Ltd, de Aberdeen, na Escócia, irão trazer ao Brasil o navio Geo Prospector. O navio de sísmica está programado para chegar ao país em março de 2006 e a campanha da Shell deverá durar um mês, informa a prestadora de serviços.
Entre os vários equipamentos de alta tecnologia, o navio opera o Echo Surveyor, um Veículo Submarino Autônomo (Autonomous Underwater Vehicle AUV), modelo Hugin 3000, equipado principalmente com sonar de varredura lateral, perfilador de sub-fundo e batimetria multifeixe.
O AUV é considerado a mais avançada tecnologia disponível no mundo para surveys em águas profundas."O sistema é operado sem a intervenção direta da superfície, sendo feita através de link acústico. Os dados geofísicos são coletados próximos ao fundo marinho, aumentando consideravelmente a qualidade e precisão do levantamento, além de proporcionar uma redução significativa no tempo de aquisição", informa a Fugro.
O Echo Surveyor operado pela Fugro é capaz de realizar levantamentos em até 3.000m de profundidade.
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